sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rocca delle Macie Famiglia Zingarelli Chianti Classico Riserva 2007 e Zuccardi Serie A Syrah 2008


Sexta-feira ensolarada, um pouco quente para vinhos, mas o pessoal da confra não aguentou, afinal ela só ocorre quinzenalmente, seria uma pena esperar mais tempo segundo alguns.

Enfim, vamos ao "esforço"...

Começamos pelo Zuccardi Serie A. Apesar de não ser fã da linha Santa Julia, gosto da Serie A e gosto muito da Serie Q, aliás bebi um Tempranillo desta última, 2007, simplesmente fantástico, bastante diferente do que se faz na Espanha, onde ela reina absoluta. Gostei muito do Zeta 2008 também, mas isso é assunto para outro post, ainda falarei da Zuccardi pois lá também passei quando estive em Mendoza.

Voltando ao Serie A Syrah, se apresentou de coloração jovem, bem frutado (famosas frutas vermelhas) mas o que mais chamou atenção foram as especiarias passeando pelas narinas. Em boca trouxe todo esse sabor frutado condimentado, e deixou um final bem agradável apesar do álcool ainda aparecer. Surpreendeu, apesar de aqui no Brasil custar caro.

Fomos então para o Famiglia Zingarelli Chianti Classico Riserva. Que belo o galo nero! Segundo Chianti Classico em poucas semanas, será que a Italia está vindo pra ficar (Dani?) ?

Trata-se de um 90% Sangiovese com 5% de Cabernet Sauvignon e 5% de Merlot. Coloração fechada com uns reflexos rubi/sangue, surgiram aromas de algo como uma cereja temperada e um leve tostado. Na boca foi algo bem interessante, os taninos chegaram rápido, parecendo que iam agredir, mas suavizaram na mesma velocidade e desapareceram, deixando um belo final em boca. Vinho estruturado, encara facilmente um bifão ou um queijo parrudo. Sinceramente perdeu um pouco por estar aberto há pouco. Uma pena.

Só eu notei ou são dois nomes italianos com Z? Juro que foi obra do acaso.

Notas -> 3.5 de 5 para o Serie A e 4 de 5 para o Famiglia Zingarelli

Preços -> R$64,10 para o Serie A e R$119,90 para o Rocca, ambos na Lidador.

Site -> Zuccardi e Rocca delle Macie

Nenhum comentário:

Postar um comentário