terça-feira, 10 de julho de 2012

Esporão Reserva 2007 e Tarapacá Gran Reserva Merlot 2006



Ontem à noite, véspera da madrugada mais fria do ano até o momento aqui no Rio de Janeiro, abrimos dois vinhos para comemorar o aniversário de uma pessoa muito especial para mim: minha mãe.

Despretensiosamente, e sabendo que eu provavelmente reforçaria a máxima que dificilmente um alentejano decepciona, abri o Esporão Reserva 2007, que tem seu rótulo modificado ano a ano por algum artista da região.

E eis que ele se mostrou ainda fechado, de cor impenetrável, granada, lágrimas bonitas, mas abriu rapidamente para especiarias e frutas vermelhas maduras. A evolução no nariz não parou, e até o término da garrafa seus aromas ainda estavam se mostrando. Deveria ter aberto com mais antecedência para experimentá-los completamente, o que em nada atrapalhou diga-se de passagem. Ao final estava com um tostado delicioso, chegando a mostrar inclusive um leve caramelo.

Em boca ele traz toda a fruta e especiarias do nariz, taninos presentes mas nada agressivos, com um final bem gostoso e de boa persistência. Um vinho muito bom, sinceramente um clássico do Alentejo, um vinho que deve ser bebido por todos aqueles que apreciam vinhos portugueses, e porque não que apreciam vinhos de uma forma geral.

Bem, como a garrafa foi-se rapidamente, fez-se necessária a abertura de mais uma, éramos 4. O escolhido foi o Tarapacá Gran Reserva Merlot 2006.

Eu havia bebido o Reserva 2005 Merlot há alguns anos, e havia gostado muito.

Esse nos apareceu bem frutado, uma cor bem evoluída, algo como um grená, lágrimas rápidas. Em boca um geleião, mas de álcool presente e que atrapalhou um pouco no final. Os taninos estavam lá, e confesso que o álcool no final tirou um pouco o brilho do vinho. Enfim, bem gostoso, mas poderíamos talvez ter aberto com mais antecedência ou em outra ocasião. E certamente deveria ser decantado, pois apresentou uma leve sedimentação, que já atrapalhava o final. Enfim, pecados cometidos mas ainda perdoáveis por conta da ocasião que requisitou uma boa informalidade.

Notas: Esporão Reserva 2007 - 4 de 5.
           Tarapacá Gran Reserva Merlot 2006 - 3.5 de 5.

Preços: Esporão Reserva 2007 - Presente.
            Tarapacá Gran Reserva Merlot 2006 - R$ 65,00 na Wine.

Sites: Herdade do Esporão / Tarapacá


Nenhum comentário:

Postar um comentário