sexta-feira, 13 de julho de 2012

Polkura Syrah 2006


Muito interessante esse vinho. Composto de 92% Syrah, 4% Malbec, 2%Viognier (que tem aparecido também em alguns blends argentinos) e 2% de Tempranillo+Mourvèdre+Grenache Noir. E não é pra menos, bem complexo o garoto se apresentou.

Polkura significa "pedra amarela". Tal nome se dá por conta de um pequeno morro localizado no interior do vinhedo, no vale do Colchagua, em Marchigüe, que é a zona mais fria do quente Colchagua.

O vinho é bem escuro, profundo, boa intensidade no nariz com frutas negras e vermelhas, algo de pimenta, e um anis discreto mas presente. Muito presentes também os taninos, embora não cheguem a desagradar. Com muito boa estrutura, certamente aguentará mais alguns anos em garrafa.

Em boca é bem agradável, de final longo, mas aconselho decantá-lo, para tirar a galerinha que ficou em suspensão e acaba atrapalhando um pouco os goles finais.

Foi aberto 1:15h antes, tem um nível alto de álcool (14,8%) que se percebe facilmente, o vinho sobe pelas narinas por dentro da boca. Tem que ser bebido bem devagar. A acidez é no ponto.

É um Syrah diferente, de certo músculo, uma coisa bonita. Ainda penso porém se vou adquiri-lo para guardar mais uns anos. No futuro ele deve estar melhor, tem potencial.

Ganhou alguns prêmios:

90 pontos Wine Spectator
90 pontos Wine Advocate
91 pontos Wine&Spirits
92 pontos Descorchados
Medalha de ouro “Syrah du Monde”

 Site -> Polkura

Preço -> R$94,20 com frete incluído no Sonoma

Nota -> 4 de 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário