domingo, 19 de agosto de 2012

Bonarda: impressões - III (Serrera Reserva 2008)



Prosseguindo com a "pesquisa" dos vinhos feito com a Bonarda... Como relembrou o colega Peter: "A Bonarda é originária do Piemonte e mais, é a uva que tem a maior área plantada na Argentina, mais que a Malbec. É muito produtiva mas se não trabalhada a contento produz vinhos sofríveis, o caso da Argentina que muitas vezes é vinho de garrafão. Mas nos últimos tempos vem sendo trabalhada com esmero e produzindo vinhos como este."

Esse Serrera vem de vinhas com mais de 40 anos de idade, e segundo informações colhidas dos colegas do Winefreaks , que estiveram nessa bodega, esse ano de 2008 trouxe muita concentração de cor e aromas.

Bem, devo concordar. O vinho é de um vermelho muito escuro, com uma borda mais clara. As lágrimas são espaçadas e lentas.

Discreto de início (conservo a uma temperatura mais baixa que a de serviço), se abriu para aromas adocicados, algo como uma pimenta doce, e trouxe um mentolado bem presente. Nunca imaginei um Bonarda mentolado, gostei!

Depois de um tempinho apareceu um leve tostado, de madeira de boa qualidade, apesar do vinho ter apenas 8 meses de barrica.

Na boca, ah na boca! Que belezura, muita fruta, boa persistência, acidez correta, estrutura média, taninos aveludados, sem arestas, uma delícia. O final deixa um gostinho de quero mais, não me recordo de outro vinho com um tempo entre-goles tão pequeno rs.

Recomendo fortemente, empatou com o La Posta, apesar de serem diferentes. E viva a Bonarda!

De quebra, encontrei mais alguns colegas blogueiros que gostaram desse vinho: Alem do Vinho e Jeriel.

Fiquei muito tentado a comprar mais vinhos dessa linha e da linha superior da Serrera. Não deixem de visitar o site deles!

Preço -> R$ 50,00 (se tivesse outro por lá compraria) na Lidador.

Site -> Serrera.

Nota -> 4.5 de 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário