segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pavillon de Léoville Poyferré Saint Julien 2008 e Loma Larga Malbec 2008

Em mais uma confraria de sexta-feira (passada), abrimos esses dois vinhos de caráter bem distintos.



O Château Léoville Poyferré (Grand Cru Classé em 1855), se estende através de 80 hectares de parreiras, cuja idade média é de 30 anos, à margem do rio Gironde.

A influência marítima cria um micro clima favorável e o solo de “graves” e areia, que permite uma excelente drenagem, fazem do vinho desta propriedade um cru notável.

O Pavillon de Poyferré, segundo vinho que até 2003 se chamava Pavillon des Connétables, é produzido a partir das parreiras mais jovens (15 a 20 anos).

A colheita é manual, a seleção rigorosa e o desengaço total.

A maceração é longa (3 semanas) e a criação é de 9 meses em barris de carvalho de primeiro e segundo uso. Composto de 52% Merlot, 41% Cabernet Sauvignon e 7% Petit Verdot, o que é interessante pois geralmente as propriedades da margem esquerda fazem vinhos baseados em Cabernet Sauvignon.

Este foi o segundo vinho, se apresentou numa de "jovial do velho mundo". Não era muito estruturado mas possuía uma carga tânica respeitável. Um bom vinho, boa acidez, de início aromas discretos de frutas e depois algo mais puxado para couro novo e algo mais "suado". Seu final é longo e a persistência muito boa.





Antes do nosso amigo francês, abrimos esse Malbec Chileno (isso mesmo), que ainda traz 5% de Syrah, direto do vale de Casablanca. Esse vale tem uma amplitude térmica de mais de 20C, e como é uma área bem fria, permite que as uvas sejam colhidas mais tarde que em outras regiões do Chile, possibilitando assim uma maturação excelente.

Esse Malbec Chileno tem características bem distintas dos Malbecs Argentinos, tanto em sua bela cor carmim escura quanto em aromas e estrutura. No nariz trouxe azeitonas (!!!), que também se mostraram em boca, numa acidez muito boa e taninos elegantes. Depois surgiram especiarias. O final é meio resinoso. Às cegas jamais diria se tratar de um Malbec. Gostei do estilo diferenciado.

Ganhou 92 ptos do Wine & Spirits figurando como melhor do ano do hemisfério sul e 92 ptos do Guía Descorchados, figurando como melhor Malbec do Chile.

Aconselho decantar um pouco o Loma Larga, por ser não filtrado.

Preço -> R$90,00 o Loma Larga na Lidador e o Pavillon foi presente de um confrade, trazido direto da França, mas no Club du Taste Vin sai a R$180,00 o 2007.

Nota -> 4 de 5 para os dois.

Sites -> Loma Larga e Chateau Leoville de Poyferre

Nenhum comentário:

Postar um comentário