sábado, 1 de setembro de 2012

Bonarda: impressões - IV (Lamadrid Single Vineyard Reserva 2009)


A Lamadrid tem recebido boas críticas dos pro(s), para seus vinhos elaborados de forma diferenciada (não é usado inox, mas cimento). O vinhedo é de 1973 e tem altitude média de 989m. O vinho passou 12 meses por barricas francesas novas (50%) e de segundo uso (50%), não foi estabilizado, nem filtrado, tampouco clarificado. Foram produzidas 15.600 botellas.

Esse Lamadrid Single Vineyard Reserva Bonarda recebeu 91 pontos Wine Advocate e 90 da Wine Spectator. Segundo o pessoal do Parker, a Bonarda é a mesma coisa que a Charbono, na California.

Pois é. Cada um diz uma coisa sobre o vinho. Vou deixar as críticas de lado e me concentrar nas minhas impressões.

O vinho é robusto, denso, de uma consistência quase leitosa, num escuro violáceo com borda rubi. Lindo. Lágrimas espaçadas e ágeis.

Falar de aromas frutados é chover no molhado, mas o frutado é de fruta ainda meio verde, porém muito sutil. Algo de especiarias. O que me chamou a atenção foi a impressão nítida de cinzas/fumaça, ou ainda grafite. Muito interessante. Os aromas se alternam o tempo todo.

Na boca é suculento, algo mineral, muito boa acidez, taninos suaves. A persistência é ótima e o final saboroso, com aquela sensação levemente emborrachada da Bonarda em sua melhor expressão até o momento, dentre todos os Bonarda(s) que bebi. Sim, ele agora é o número 1, roubando o posto do La Posta.

Repito: os Bonarda(s) têm vencido no indicador Prazer/R$ gasto. Olho na cepa! (A Wine Advocate já está chamando atenção para ela...).

Aliás, não sei se por conta do aumento geral no preço dos vinhos, mas já comecei a notar um acréscimo nos preços dos Bonarda, que junto com os Carignan(s), Cabernet Franc(s) e outros ficavam sempre no fundo das prateleiras. Deixei de pegar um Don Nicanor e um Alfredo Roca Dedicación Personal por me sentir lesado, visto que estava acompanhando os preços, que saltaram de hora para outra.

Site -> Lamadrid

Nota -> 4.5 de 5

Preço -> R$64,10 na Lidador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário