quinta-feira, 27 de junho de 2013

Viapiana Expressões Marselan 2010


Há tempos que venho buscando abrir os rótulos brasileiros, o que se mostra claramente pela quantidade de posts com vinhos nacionais que coloquei por aqui.

Por que? Porque temos coisa boa, embora a questão do preço sempre acabe por roubar a cena.

Forma de taxação, frete, custos altos de produção, ICMS diferentes para cada estado, etc. Enfim, a análise não é superficial, tem muita coisa "trepada" no preço, e não há sinal que a cadeia vá ser desonerada e que os lucros de distribuidores e lojas vá reduzir. Enfim, há muito a se conversar e analisar sobre isso.

A verdade é que, quando você consegue comprar coisa boa a um preço razoável, acaba ficando feliz.

Cabe aqui também uma reconsideração. Não acredito muito na opinião dos outros, salvo algumas poucas pessoas conhecidas ou não. Confesso que as últimas experiências com clubes de compra ou de curadoria não tem sido boas.

Porém, da mesma forma que criticamos negativamente, os elogios devem ser feitos. E o pessoal do site Sonoma nesse rótulo, na minha opinião, acertou. Quem escolheu esse foi a Sonia Denicol, que tem trabalhado nessa linha de divulgação dos vinhos brasileiros junto a eles. Belo trabalho!

O vinho tem uma cor púrpura bonita, bem escura. Os aromas são ótimos, frutas vermelhas maduras e os aromas da classe "animal". O famigerado couro apareceu, notado por todos à mesa.

Confesso que ao sentir tais aromas "animais" me surge um quê de desconfiança, visto que há como fabricar isso num vinho. Mas se fabricaram, fizeram de forma imperceptível ao nariz, pois estava bem entrosado, nada em excesso, e o frutado (ótimo) também não sumia. (Falou o entendido rs).

Na boca tudo corretinho, em seu lugar, acidez boa, concentração média, o vinho é muito bom. Não tem exageros e está macio. Nem os 14 meses de barrica deram características muito amadeiradas a ele. Você nota algo de tostado e ainda há tanino, mas repito: está tudo certinho e em seu devido lugar, a sensação é muito boa na boca, e o vinho acabou rápido! Interessante notar que tem "apenas" 12,5% de álcool, e que antes de sair ao mercado descansou mais 6 meses.


A Marselan é um cruzamento entre a Cabernet Sauvignon e a Grenache, feito em 1961 pelo ampelógrafo Paul Truel nos arredores de Marseillan, sul da França, na região conhecida como Languedoc-Roussillon, e é lá que é mais plantada.

Esse cruzamento foi feito no Instituto Nacional de Pesquisa Agrônoma (INRA), no intuito de produzir variedades de grande capacidade de produção com frutos grandes de qualidade moderada. Como a Marselan não atingiu essa meta, por conta de seus grânulos pequenos, foi "arquivada" na época e não foi considerada como comercialmente viável. Mas o mundo dá voltas...

Olha ela que bonitona:


A Marselan parece que se adaptou bem ao RS, a Viapiana não é a única a produzir vinhos com a cepa.

A Viapiana fica em Flores da Cunha. Seu primeiro vinho fino foi produzido em 1999. A linha Expressões é grande e confesso que fiquei interessado em prová-la inteira!

Nota -> 4 de 5.

Preço -> R$ 60,89 com o frete, no Sonoma.

Site -> Viapiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário