sexta-feira, 12 de julho de 2013

Bonarda: quem sou eu?



Muito se tem falado sobre a Bonarda ultimamente.

Há muita gente que diz que a Bonarda era a variedade mais plantada antes da Malbec surgir como estrela principal da Argentina. Outro fato bastante comentado é que precisa de muita atenção ao vinhedo, por conta da tendência de superprodução e redução de qualidade.

É a uva com a segunda maior superfície plantada em Mendoza, e a terceira quando se considera o país inteiro.

Num mundo onde a paciência para esperar um vinho "ficar pronto" tem se reduzido bastante, ela talvez seja uma boa aposta, visto que seus vinhos trazem características bastante apreciadas (taninos maduros, textura sedosa, muita fruta, sensação adocicada) pelos jovens apreciadores, notadamente maioria em nosso país que, à excessão da região sul, não tem histórico de consumo da bebida.

Pois é, a pergunta que surge é: "por que será que ela ainda não pegou, ainda não conquistou os consumidores?"

Parece que as coisas estão mudando.

A Winesur publicou um artigo interessantíssimo, onde traz algumas informações acerca de um largo estudo feito onde, entre outras coisas, descobriu-se que a Bonarda argentina é na verdade a cepa francesa Corbeau, e não a italiana Bonarda Piemontese.

De cunho pessoal, o que tenho observado é que há ainda um receio de muita gente em dar o primeiro passo, em comprar um vinho feito com ela. Mas, ao prová-lo, a aprovação é quase total.

Se quiser ler o estudo -> LINK

2 comentários:

  1. Felipe,

    Ótimo post! Concordo 100% com o que você disse.
    Conforme conversamos aquele dia, eu também sou um dos inconformados pela pouca projeção da Bonarda argentina. Gostei de sua iniciativa de divulgá-la tanto em seu blog.
    Eu ainda não postei nenhum Bonarda... Tenho que ver isso aí!

    Abraço,
    Jorge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge! Certamente ainda há muito o que crescer nos vinhos com a Bonarda, mas já tem coisa muito boa, e (ainda) há um preço mais acessível.

      Abraço.

      Excluir