quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bonarda: a bola da vez?


Recentemente, um seminário com mais de 60 personalidades da indústria argentina do vinho foi dedicado à Bonarda, organizado pela comissão de vinhos varietais da "Bodegas de Argentina".

A motivação era criar um consenso, ou chegar perto disso, para a abordagem a ser utilizada no caso da Bonarda, para que seja conhecida ao redor do mundo, talvez no mesmo passo da Malbec.

Num artigo anterior, a Winesur já havia delineado o painel da Bonarda na Argentina recentemente. Este humilde blog já vem ressaltando as características dessa uva de fácil apreciação, e que geralmente agrada a todos. Seus vinhos vão em linha com o que mais tem sido procurado nos últimos tempos: vinhos fáceis e prontos, sem entrar no mérito dos puristas e demais apaixonados pela bebida. A meu ver, é inevitável que esse tipo de consumo cresça num primeiro momento se quisermos que realmente o vinho caia no gosto do Brasileiro, e quem sabe até nos outros países.

Dentre as conclusões que surgiram no evento (confira aqui, em inglês), algumas já levantamos por aqui:

- Assim como outras uvas, a Bonarda exige muito trabalho no vinhedo. Seu vigor é grande nas terras platinas e se não houver controle tende à superprodução e diminuição da qualidade e da concentração de suas características.

- Há de se ter cuidado no uso da madeira, para não perder as características.

- Sabor frutado e de sensação adocicada, com baixo nível alcoólico é o que ela apresenta na maioria dos casos, justamente o que tem sido buscado ultimamente pelo mercado de alguns países que começam a crescer de forma consistente.

- Muitos blogs já falam sobre ela de forma costumeira, bem como no twitter tem havido diversos comentários a respeito.

Se ainda não provaram, provem. Aqui há diversos posts sobre, com algumas boas e outras muito boas opções.

2 comentários:

  1. Olá:
    Devemos prestar atenção ao Bonarda, existem alguns vinhos argentinos muito interessantes desta estirpe. Eu não sei se ele vem muito ao Brasil.
    Algumas semanas atrás, Michell Rolland disse que o Bonarda nunca chegar a qualidade de Malbec. Ele está certo ou errado? O tempo dirá.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, que honra um post em português!
      Os vinhos da Bonarda têm chegado aqui sim, mas nada comparado à quantidade de Malbecs.
      Bem, tenho uma coisa a dizer: como a Bonarda não vai muito bem com madeira, fica mais difícil fazer um vinho com ela se você não fica muito tempo no vinhedo. Como ele é um cara que viaja muito, imagina o que seria para ele controlar o processo...
      Enfim, acho que só o tempo dirá.

      Abraço.

      Excluir