domingo, 1 de setembro de 2013

Cartuxa Colheita Branco 2010 #CBE


E lá vamos nós para o segundo post da Confraria Brasileira de Enoblogs.

O tema desse mês foi proposto pelo Cristiano do Vivendo Vinhos: "Chegou a minha vez de indicar o tema do mês, e como agosto é mês dos pais, e o meu como todo bom gaúcho gosta de chimarrão e churrasco, pegunto aos amigos: Qual vinho do Velho Mundo vc abriria com um bom Churrasco??? Até R$ 150".

Pois bem, eu como não como mais carne vermelha, tive que optar por algo assim mais alternativo.

Depois da devida autorização do Cristiano (rs) quem foi pra grelha foi um belo peixe. E para acompanhar, um clássico alentejano: Cartuxa Colheita Branco.

Este vinho associa a sua qualidade ao nome dos monges Cartuxos, que desde 1587 levam uma vida solitária de oração no Convento de Santa Maria Scala Coeli, em Évora. Foi produzido pela primeira vez em 1986.

Feito com as uvas Arinto e Antão Vaz, é fermentado em cubas de inox e tem estágio de 10 meses sobre borras finas com bâtonnage regular.

Se você quer saber o que é bâtonnage, dê uma passadinha nesse post do MondoVinho.

É um vinho que demora a se abrir, fechadão, de um amarelo bem claro e bonito. Mas depois traz aromas frutados bem suaves, com um fundo doce.

Na boca é que ele se mostra, tem bom corpo, acidez chama a atenção e há uma presença mineral, com o famoso azedinho dos portugas do Alentejo, que fica na boca e mostra que se trata de um belo vinho. Muito boa a persistência.

Mais classudo que o comumente encontrado, eu realmente acho os brancos portugueses muito bons. A Isis adorou.

Deu conta do peixe direitinho, na verdade, roubou a cena.



Nota -> 4 de 5.

Preço -> não lembro mas é mais difícil encontrar o branco que seu irmão tinto; o tinto está em praticamente todos os mercados que têm adega ou algo do tipo aqui no Rio de Janeiro.
No site garrafeira nacional sai a ótimos 7,90 euros. Até quando seremos acharcados?

Site -> Cartuxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário