quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bonarda: varietal único de Argentina e com grande potencialidade


A Argentina hoje já provou definitivamente a qualidade de seus vinhos. Impossível não associar seu nome à da uva Malbec, fenômeno de vendas no Brasil, nos EUA.

Porém, o fantasma que assombra os enólogos hoje, principalmente em Mendoza, principal região produtora, é: somos mais do que a Malbec? O que nós temos a mais?

Confesso que já provei alguns grandes vinhos feitos com a Cabernet Sauvignon de Mendoza, e inclusive a gigante Catena aposta nela para produzir seus grandes vinhos. Mas ao que parece os olhos estão se voltando à Bonarda. Seus vinhos são aveludados, de aromas muito frutados e textura que agrada, sendo em sua maioria fáceis de beber. Quase como uma prima da Malbec.

Por aqui no blog você encontra diversas opções que tenho provado ao longo do tempo, no intuito de realmente conhecer e verificar o que essa cepa tem a nos oferecer.

Recentemente li mais um artigo muitíssimo interessante, que comprova o que foi dito acima. Será que chegou a vez da Bonarda, casta equivalente à Corbeau francesa e que sempre foi utilizada para fazer vinho em quantidade e sem muito cuidado?

Tire suas próprias conclusões: http://www.winesur.com/es/wines-of-argentina-es/bonarda-varietal-unico-de-argentina-y-con-gran-potencialidad


Um comentário:

  1. Hay mucho Bonarda bueno para probar, espero que lleguen pronto a Brasil algunos de los ricos.

    Saludos

    ResponderExcluir