segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dubois Nuits-Saint-Georges 2008



Confesso que a Borgonha é uma lacuna que possuo. Seja pelos preços absurdamente altos que cobram por aqui, seja por pura negligência mesmo, não "mergulhei" ainda por esse microuniverso que é a rival (?) de Bordeaux como região mais celebrada da França quando se fala em vinho tinto, embora bastante distinto o estilo de seus vinhos.

Abaixo um pequeno mapa da região, com as apelações. Desculpe mas não tenho mais o endereço da fonte...


Além dos óbvios (para quem já conhece um pouquinho) Vosne-Romanée e Vougeot, outras bem famosas e com preços igualmente altos fora da França são Gevrey-Chambertin e Nuits-Saint-Georges na côte de nuits e Puligny-Montrachet na côte de beaune.

Bom, sobre o vinho: bastante aromático e complexo, temperos, frutas, alguns aromas mais comuns em vinhos mais evoluídos, um passeio. Na boca, incrivelmente elegante e redondo, embora com um certo corpo, é um vinho de boa presença e de uma concentração abaixo do que se está acostumado por aqui no Brasil, mas de uma cor bem escura pra um Pinot Noir. Mais definitivamente um belo vinho, a Pinot Noir na sua melhor forma, na sua origem.

Nota -> 4.5 de 5.

Preço -> cerca de € 18,00. Aqui não tenho idéia.

Site -> Domaine Dubois

Nenhum comentário:

Postar um comentário