sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Luigi Bosca Gala 4 2009 e Ventisquero Vertice 2007


Em mais uma edição da confraria 256, voltamos à Vin Express onde o ar condicionado é sensacional (alguns sentem até frio lá dentro, o que não é o meu caso), estávamos com força total.

Começamos com esse Gala 4, um corte inusitado de Cabernet Franc e Malbec. De cara achei que a chance de encontrarmos um vinho fechadão era grande por conta de sua idade, mas fomos adiante mesmo assim.


Essa era a cor do garoto, que formava uma bela cortina de lágrimas lentas na taça. Ao nariz percebemos frutas vermelhas com uma nota de baunilha, e alguns toques defumados, sem exagero. Nariz elegante de um vinho que não era muito concentrado, e se mostrou bastante fácil de ser bebido, com mais fruta na boca e embora com certo vigor e trazendo taninos marcantes, estes não eram agressivos ou incômodos. Acidez agradável, dando a impressão que enjoaríamos, o que não aconteceu. Pelo contrário, desceu fácil e acabou rápido. Ao final, pudemos perceber até algo mineral na boca.

São 14 meses de barricas para as duas variedades, separadamente. Me pareceu que a Cabernet Franc deu estrutura e a Malbec completou o vinho com suas características já tão conhecidas do brasileiro e dos amantes do vinho.

Gostei bastante, menos do preço. Importado pela Decanter.


O vinho não é lacrado com o lacre regular que envolve o pescoço/gargalo da garrafa, apresentando apenas um lacre na parte superior da rolha. No rótulo traseiro estava informado que o potencial de guarda é de 15 anos, o que sinceramente achei muito.


O segundo foi o Vertice. Já há bastante tempo estava querendo provar este vinho da Ventisquero, que até agora sempre apresentou coisa boa em todas as suas linhas. Era o dia do corte inusitado pois esse era Carmenère + Syrah.

O Vertice é mais um exemplo de superextrato, muito escuro e com um nariz exuberantemente "adocicado", muita fruta madura, que se repetiu em boca, a definição de um vinho aveludado. Um clássico exemplar do quente Colchagua. Achei que enjoaríamos uma vezmais, porém o tempo em taça fez bem a ele, modificando-o e surgindo uma leve acidez, em mais um belo vinho do cone sul.

Fiquei curioso em como ele estaria se estivesse um pouco mais jovem.


Idealizado pelos enólogos Felipe Tosso e Jonh Duval, dois feras e referências no que fazem.

Esse Vertice facilmente agradará à maioria dos paladares. Já o Gala 4 é um bom vinho mas conquistará aqueles que já bebem vinho há um tempo. Esse comentário tem apenas a intenção de guiar você que deseja comprar um dos dois para experimentar.

Notas -> 4 de 5.

Preço -> R$127,00 o Gala 4 e R$70,00 o Vertice (1/2 garrafa).

Sites -> Viña Ventisquero e Luigi Bosca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário