terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Viu Manent Reserva Chardonnay 2013: uma boa surpresa


Este vinho me chegou como sugestão do sommelier do restaurante, após a negativa para dois outros brancos que havia escolhido, da África do Sul.

Resolvi testar. E que boa surpresa!

Este que vos escreve é fã da Sauvignon Blanc do loire e do Chile, e dos brancos portugueses. Chardonnay nunca é minha primeira opção, seja onde for.

A cor desse garoto é aquela dourada clara, bem característico dos Chardonnays jovens. Mas a primeira surpresa veio no nariz: um adocicado de frutas de polpa branca bem maduras, nada exagerado e muito agradável. Provocou um sorriso por conta da surpresa, como dito acima.

Na boca, uma boa textura e concentração, a sensação é de pêssego na boca com uma boa acidez e uma mineralidade que provocou nova surpresa, não esperava encontrar isso num chardonnay do Colchagua, que é um vale considerado "quente", de onde saem ótimos Carménères e Cabernet Sauvignons.

Para coroar, um final bastante expressivo e de boa persistência.

Mais uma vez sou lembrado pelos próprios vinhos que não podemos ter opiniões formadas quando se fala deles. Temos que provar. Não dá pra formatá-los.

Procurando pela internet, não encontrei disponível para venda, mas eles são importados pela Hannover.

Para terminar, a Viu Manent limpou seu nome comigo pois havia bebido um Cabernet Sauvignon Gran Reserva há um tempo atrás e sinceramente não havia gostado.

Este tem um leve corte de Viognier (cerca de 3%) em algumas safras anteriores. Nesta, não pude confirmar.

Parabéns à Viu Manent!


Nota -> 4 de 5.

Preço -> Não lembro. No restaurante, claro, foi bem mais caro infelizmente.

Site -> Viu Manent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário