segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Loma Larga Sauvignon Blanc 2011


A Loma Larga há tempos que me apresenta coisas muito boas. E com mais esse vinho, a escrita foi reforçada.

Anteriormente havia provado o Malbec 2008 e o Cabernet Franc 2007, duas cepas de pouca expressão no Chile mas que deram ótimos vinhos.

Desde aquela época o Syrah está na alça de mira, mira prejudicada pelo alto valor cobrado pela garrafa, bastante celebrada pelo Descorchados.

Deixando o passado no passado, vamos ao vinho: ainda bem verdeal, o nariz é rapidamente sensibilizado por notas vegetais comumente identificadas como aspargos, algo mais adocicado e toques minerais muito presentes. Confesso que me deu saudades dos Pouilly-Fumé que bebi em Outubro lá praqueles lados, em post que insiste em ficar no rascunho mas que em alguma hora eu vou publicar.

Na boca tudo isso se repete, porém o aspargo/vegetal salta, acompanhado de uma ótima acidez e uma untuosidade impressionante. É possível também sentir a mineralidade do vinho, oriundo do vale de Casablanca, acima de San Antonio e relativamente perto de Valparaiso:


Parece que vai terminar rápido mas você começa a salivar, percebe que o vinho "fica" na frente da língua e o fundo dela depois rouba a cena, clamando por mais um gole.

O álcool está muito bem integrado, e se estiver na temperatura certa de serviço, você não o perceberá.

Um belo vinho. Volto a dizer: para mim o futuro do Chile está nesses vales costeiros (Casablanca e San Antonio/Leyda). Chute meu tá?

Se não foi o melhor, um dos melhores Sauvignon Blanc que o Chile me ofereceu até hoje.

Nota -> 4.5 de 5 (chegou perto do 5).

Preço -> R$79,00 há bastante tempo na Lidador. Duvido que esteja esse preço ainda. Importado pela Terramatter.

Site -> Loma Larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário