domingo, 2 de março de 2014

Santa Rita Gran Hacienda Viognier 2009


Engraçado como as coisas são. Dia desses experimentei um Viognier da Patagônia Argentina, muito bom por sinal. Uma pena que o preço era tão puxado.

Este cá comprei na Grand Cru, quando fui fazer uma pequena compra de brancos para o Carnaval, aproveitando uma promoção deles, recebida por email.

Essas promoções da Grand Cru são relativamente boas e geralmente quando eles vão parar de trabalhar com alguma linha de vinhos, o preço cai pela metade ou até mais algumas vezes.

Bom vamos ao vinho.


Bela cor dourada. A impressão era de um vinho evoluído.

No nariz aromas de frutas brancas bem maduras (pêssego notadamente), algo de damasco e - acreditem - achei carambola. Meu irmão comia muito isso na infância, o aroma dela madura é muito vivo em minha memória e liguei uma coisa à outra.

O álcool também era bem perceptível, mas não chegava a anular a paleta de aromas que se descortinou. Realmente esse vinho é bem aromático.

Na boca a acidez é baixa e as frutas se repetem, é literalmente um caldo, untuoso, percebe-se o álcool ao final e tem-se a impressão que é um vinho meio seco às vezes. Os 13,5 de álcool ajudam nessa percepção, talvez ainda somado ao fato de ter vindo do vale central, não é a melhor região para o completo desenvolvimento das qualidades da uva, fato também reforçado pela baixa acidez.

Bom, o vinho é gostoso mas não acho que seja uma garrafa a ser esvaziada com duas pessoas. Ele se torna um pouco pesado e enjoativo, apesar de ser gostoso. Essa garrafa durou dois almoços seguidos, o que a meu ver não é problema algum.

Nota -> 3 de 5.

Preço -> R$30,80 na Grand Cru.

Site -> Santa Rita. Curiosamente não encontrei essa linha no site. Engraçado mas às vezes as vinícolas fazem linhas só para uma safra ou especialmente para um importador, com características reunidas pelos clientes mais fiéis. Não curto muito isso, prefiro quando o vinho retrata as características do local de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário