sexta-feira, 25 de julho de 2014

Maximo Boschi Merlot 2004 #CBE (muito atrasado)



Este post deveria ter sido escrito para a CBE do mês de abril , conforme sugerido pelo Luis Cola, do Vinhos e mais vinhos: vinhos evoluídos com pelo menos dez anos de vida.

Conheci a Maximo Boschi através de um espumante de boas vindas em uma degustação na confraria carioca. Era o Maximo Boschi tradizionalle, e surpreendeu pela qualidade.

Mas o post não é sobre ele.

Numa outra degustação pude conhecer outro vinho deles, o Cabernet Sauvignon safra 2000, e isso já em 2012 se não me engano. Mostrou-se um belo vinho, evoluído mas ainda com certo vigor (!). Boa acidez, no meio de um monte de vinho gringo marcou sua presença sem fazer alarde.

Mas também não é sobre ele.

Esse Merlot 2004 eu comprei na Mondovino, um dos melhores lugares para se comprar vinho nacional no Rio de Janeiro, quando estive por lá depois de um bom tempo. A loja é muito boa, há boas opções a preços honestos e há muita coisa que eu só vi por lá.

Bom, ao abrí-lo fiquei um pouco preocupado com uns aromas um tanto fortes de algo como amônia. Decidi deixá-lo aberto por um tempo (um bom tempo). Ainda bem que dissiparam.

Na taça um rubi opaco, cansado, com nuances castanhas.

Os aromas transformaram-se em algo de fruta fresca, mas depois basicamente em notas balsâmicas e ervas secas, e um pouquinho de álcool que acabou por sumir. Há um quê de chocolate também.

Boca suave, pouca acidez, taninos apenas levantam a mão. Dá uma leve esquentada. Corpo médio e o final também eu classifico como médio.

Já está na fase final de sua vida mas devo dizer que o vinho é bem gostoso de ser apreciado, sem pressa, e que pra mim suportou bem os dez anos, fazendo jus ao que pretende a vinícola. Mas está na hora de ser bebido na minha opinião.

Pra quem gosta de vinhos evoluídos é um prato cheio, pra quem gosta de vinhos brasileiros é uma experiência para ver até onde podem ir os nacionais, e quem sabe até além.



São produzidas apenas 2700 garrafas, e essa que tive o prazer de conhecer foi a de número 535. Ganhou 91 pontos no guia adega de vinhos do Brasil 2012-2013.


Nota -> 4 de 5.

Preço -> R$64,00 na Mondovino.

Site -> Maximo Boschi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário