quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Não acredita em terroir? Leia isso...

Muito se discute a respeito do terroir. Uns dizem ser conceito de marketing, outros ampliam esse conceito adicionando o homem como protagonista dele e principal fator de modificação.

Bom, uma coisa é certa: o "endereço" do vinho em breve poderá ser atestado, conforme apontam pesquisadores da Universidade da California Davis.

O texto está em inglês.

3 comentários:

  1. Oi lá, estou usando o Google Tranlate para escrever este post, como eu não sei Português. Quanto Terrior, eu sou um grande crente do impacto da terra, sobre as uvas. Na minha opinião, a terra fala com as uvas e que se reflete no resultado final do vinho. Eu moro na área em torno de Sacramento, Califórnia, e eu estou no vale do Napa, pelo menos uma vez por mês. Eu posso sentir a diferença de terrior entre a região de Carnaros (Napa) versus outra região, como Salto do veado (Napa). Há uma diferença muito distince em apenas alguns quilômetros. Eu também concordaram que terrior "pode" ser usado como uma campanha de marketing. Na minha área, isso não é um grande negócio, como a nova idade métodos (não-traditiional) de makeing floreios vinho nos vales de Napa e Sonoma. Além disso, é preciso lembrar a maioria das pessoas não sabe o conteúdo de fazer o vinho, eles só gostam de beber-lo :)

    Scott Spiess
    Scottswineblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Scott, hope you are fine. Very nice you writing in portuguese!

      Well, I agree with you, and now people are trying to prove it, that the wine really is different according to the soil+climate+plant+etc (as if we didnt know :-) ).

      So I think that two or more winemakers can make different wines from the same grapes from the same place, but they will probably be proven to come from the same vineyard. That's interesting. And even the same vineyard has different blocks or parcels inside it, that's true!

      About marketing, it is a shame, here in Brazil we are facing a growth in wine consumption (good news) but the prices are getting higher real fast, and I must add that the boom is about some "i'll send you the wine of the day" sites. So, every wine they sell is special and incredible. Seems like they are trying to push wine into people but as you said, most people just want to drink the wine.
      Here in Brazil the american wines do not have success, maybe that's because of the price, since our money is weak facing dollar.

      Thanks for your visit!
      Cheers

      Excluir
    2. Olá Scott, espero que esteja bem. Muito gentil você escrevendo em português!

      Bem, eu concordo com você, e agora estão tentando provar que o vinho realmente é diferente de acordo com o solo+clima+videira+etc (como se não soubéssemos :-) ).

      Então eu acho que dois ou mais enólogos podem fazer vinhos diferentes a partir da mesma uva vinda do mesmo lugar mas eles provavelmente podem ser identificados como oriundos do mesmo vinhedo. Isso é interessante. E também o mesmo vinhedo possui blocos e parcelas diferentes dentro dele, isso é verdade!

      Sobre o marketing, é uma vergonha, aqui no Brasil verificamos um aumento no consumo médio do vinho (boas notícias) mas os preços estão subindo rapidamente, e adiciono que há um boom de sites e clubes de compra que parece empurrarem os vinhos para os consumidores, como se vendessem apenas vinhos espetaculares mas como você disse, a maioria das pessoas apenas quer beber vinho, então acaba por satisfazê-las.

      Aqui no Brasil os vinhos americanos não possuem muito sucesso, talvez por conta do preço, uma vez que nossa moeda é fraca frente ao dolar.

      Obrigado pela visita!

      Excluir