quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Peruzzo Cabernet Franc 2012: vinho brasileiro sem madeira para a #CBE


Como todo início de mês, nós confrades da Confraria Brasileira de Enoblogs temos que degustar um vinho relativo ao tema escolhido por um dos confrades.

Este é um post atrasado, na verdade era pra ter sido escrito para o tema do mês de agosto, escolhido pelo Evandro Gonçalves do Vinhos que Provo.

O tema era: vinho tinto brasileiro de qualquer preço sem passagem por madeira.

Pois bem, escolhi esse após prová-lo numa degustação da Peruzzo na Mondovino, no Recreio. Pude degustar o Merlot, o Cabernet Sauvignon e esse Cabernet Franc, que não passa por madeira.

Belo vermelho rubi, a idéia é de média concentração.

De início o álcool estava presente mas rapidamente se estabilizou, divisei frutas e herbáceos, leve mentolado também.

Bem gostoso em boca, boa acidez, preferi-lo sozinho a acompanhado por comida. Taninos presentes, mais fruta e herbáceos, estrutura boa e final médio, deixa um gostinho parecido a chocolate. Gostei, bom exemplar da cepa!

A Peruzzo localiza-se na Campanha Gaúcha, região ainda relativamente pouco explorada mas que já havia sido identificada com grande potencial vitivinícola desde 1973, por conta de levantamento agroclimático da Universidade de California - Davis e da Universidade Federal de Santa Maria em conjunto com a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Fonte: Vinho e Arte.

Adolfo Lona supervisiona tudo.

Outros blogs que provaram-no: Le Vin au Blog e Vou de Vinho.


Nota -> 3.5 de 5.

Preço -> R$39,00 na Mondovino.

Site -> Peruzzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário