sexta-feira, 27 de março de 2015

Brasil: Don Laurindo Reserva Estilo 2009

A vinícola Don Laurindo, localizada no vale dos vinhedos, em Bento Gonçalves, nunca me apresentou algo ruim. Seus vinhos caminham numa trilha um pouco diferente dos vinhos ditos "internacionais", mas isso não significa que sejam vinhos estranhos, hippies ou esquisitos.

São vinhos com uma pegada diferente.

Recentemente o Sr. Laurindo Brandelli veio a falecer, o que não tira os brilhos dos vinhos que levam seu nome, visto que seu filho Ademir toca a vinícola há um bom tempo.

De cor púrpura com halo já caminhando para um vermelho mais "cansado", este abriu-se em frutas vermelhas frescas, bem frescas. Surgiu aquele aroma associado à violetas (eu diria que é um floral mesmo) comumente em vinhos feitos com Malbec. Até umas notas que me lembraram remédio (sério, daqueles que você tomava quando criança), que algumas vezes encontrei em tempranillos, principalmente argentinos (que não são muitos). Depois de um tempo me veio algo como um "suadinho", algo como um couro. Realmente depois de um tempo ele se assemelhou a alguns vinhos feitos com Tannat que pude experimentar ao longo do tempo.

Não à toa, esse blend é composto de Malbec, Tannat e Ancellota. Porcentagens não declaradas.

Na boca é igualmente fresco, rápido, boa acidez, álcool bem escondidinho, taninos presentes mas bem redondinhos. Um vinho de churrasco eu diria. Na boca é essencialmente um Tannat depois de um tempo, me lembrou outros tannats que já bebi.

Eu gostei e me lembrou um pouco do estilo do Gran Lovara que bebi há um tempo atrás.

São 5.950 garrafas e esta é a de número 4.994. Não é lá uma série especial, mas também não é produção em série.

Nota -> 4 de 5.

Preço -> R$ 45,90.

Site -> Don Laurindo.



In English:

Located in Brazil's south region, Don Laurindo winery never presented me anything less than very good. Their wines follow a path quite different from the "international" wine-style spreaded today. They follow a "classic" style, a fresh and rich nose style without letting the fruit disappear.

The founder, Mr. Laurindo Brandelli, died recently, but the quality of his family wines are assured since his son, Mr. Ademir Brandelli has been in charge of the wines for a good time.

It is a brown to ruby hued purple wine, with clear notes of very fresh fruit and something like leather. Some violets or flower-like aromas appeared, denouncing the Malbec. It is a Malbec, Tannat and Ancellota blend.

In mouth I really think the Tannat takes control. It is very fresh, the alcohol is well hidden, the tannins are there but very well tamed. It is fast, clearly a wine to harmonize with meat.

I really liked it, it remembered me of another good brazilian blend that I drank, Gran Lovara. It is a different blend but the style is almost the same. Sorry, the lovara post is not in english yet at this date.

5.950 bottles and mine was 4.994. Not a special edition but neither a broadcasting wine.

Grade -> 4 out of 5.

Price -> R$45,90. Today, something like US$15.

Site -> Don Laurindo.

2 comentários:

  1. Gosto da linha, acho um bom custo beneficio. Só acho que exagera bem leve na madeira, nada que estraga o vinho.

    ResponderExcluir