quarta-feira, 29 de abril de 2015

Malbec day: Chakana Estate Selection Malbec 2010

O dia 17 de abril foi o dia escolhido para ser o dia da Malbec.

Marketing ou não, escolheram esse dia por conta da apresentação, em 1853, na assembléia legislativa de Mendoza de um projeto de lei que propunha a criação da primeira Quinta Agronômica e Escola de Agricultura do País, por incentivo do então governante Argentino, General Sarmiento.

Pouco tempo depois, a Escola e a Quinta estavam fundadas e daí todo o do "nascimento" da Malbec em solo argentino ocorreria. (Fonte: Revista vinícola).

Este não foi aberto no dia 17 último, mas foi aberto em lembrança dessa data especial para os vinhateiros argentinos, e porque não para a própria argentina, afinal foi o início da história da moderna vitivinicultura argentina.

Não é muito concentrado, lágrimas "cansadas", cor já denotando início de um envelhecimento, na verdade não esperava tanto assim.

Fiquei apreensivo para verificá-lo em boca, mas primeiro o nariz trouxe muita fruta e tostado, um pouco de álcool que some logo.

Paladar bem aveludado, taninos educados, jugoso como dizem os hermanos. Acidez interessante, frescor, e muito saboroso, ganhará com leve decantação. Recomendo.

"O jaguar era o animal selvagem mais feroz conhecido pela cultura indígena anciã do norte da Argentina."

Nota -> 4 de 5.

Preço -> Presente do meu querido irmão e cunhada.

Site -> Chakana Wines.

In English:

In honor of the world malbec day (april 17th), "tired" tears in glass, colors walking to the ageing reds. 
Ripen fruit aromas, associated with toasted hints, coming altogether, very nice.

Velvety, polite tannins, fruits again in mouth and a very good acidity and freshness also come together to avoid us getting sick of it. 

Decant it for a while, it will thank you with roundness. 

"The yaguarette (jaguar), considered "Lord of the starred night", was the wildest known animal of the ancient indian culture from northern Argentina." 


Grade -> 4 out of 5.

It was a present.

Site -> Chakana Wines.



2 comentários:

  1. Você escolheu um bom representante de Malbec argentino.
    O Red Blend é muito bom também.

    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, realmente um belo vinho.
      Eu vi esse rótulo na internet dia desses, aqui no Brasil não sei se o encontrarei. Mas assim que voltar à Argentina, pode deixar que será um a ser procurado!
      Abraço.

      Excluir